sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sonhos



Se sonhar é bom, a materialização dos sonhos será ainda melhor. O adrian deixa aqui fotografias de dois sonhos, que se tornaram realidade na Polónia.

Imaginem bibliotecas para jovens feitas de raiz, obedecendo a critérios muito específicos:

  • A colecção dividida 50/50 entre material livro e não-livro;
  • O design de todo o espaço e mobiliário (e toda a comunicação impressa) a serem pensados para apelarem a faixas etárias mais novas, criando-se assim uma imagem corporativa com a qual se identificam;
  • A obrigatoriedade de existir uma cafetaria que funciona como um Language Café (onde voluntários se reúnem casualmente com os utilizadores para conversas informais em diferentes línguas: espanhol, francês, inglês, italiano);
  • Uma localização geográfica obrigatoriamente central, considerando o tecido urbano;
  • Instalações em que o livro é considerado mas os futuros suportes informacionais também o são;
  • Um espaço informal de aprendizagem, onde o primado está nas pessoas e não nos documentos.

Tinha já aqui sido referida a Cubit, que irá nascer em Saragoça, apoiada pela Fundación Bertelsmann. As que se mostram nasceram das mãos do mesmo arquitecto – Christian Schmitz, presente, em 2008, no Encontro Oeiras A Ler –, sob a égide da Bertelsmann Stiftung. Aqui ficam: a Mediateka de Breslau (a laranja, poder-se-á assim dizer) e a Planeta 11 em Allenstein, ambas na Polónia.

Fantásticas, não são?

7 comentários:

Luísa Alvim disse...

Fantásticas! Não te importas que utiliza algumas das imagens e fale no viva biblioteca viva?

Gaspar Matos disse...

Força, Luísa. Não coloquei crédito às imagens porque penso que se depreende serem da Bertelsmann.
Um abraço!

Elisabete Fiel disse...

Fantástica! Adorei o conceito, o bom gosto o bom senso (central) o café! Não sou de invejas, mas também gostaria de ter uma biblioteca assim...

É necessário fazer estudos e tornar os espaços atractivos, bonitos, vanguardistas e com espirito de novidade.
Digo muitas vezes que a biblioteca e a leitura devem ser fashion!

boas leituras e viagens.
Elisabete Fiel
(BE da Escola Secundária de Campo Maior)

Gaspar Matos disse...

É esse o conceito da tal imagem corporativa: acima de tudo busca-se a identificação com os públicos a servir. Só isso já leva a que o espaço seja procurado pelos jovens!

Obrigado pela visita e volta sempre!

Gaspar Matos disse...

É esse o conceito da tal imagem corporativa: acima de tudo busca-se a identificação com os públicos a servir. Só isso já leva a que o espaço seja procurado pelos jovens!

Obrigado pela visita e volta sempre!

Lara Vendas disse...

Bem, fantasticas... Essa ideia da identificaçao com o publico a servir nao me parece nada estranha :)

Parabens pelo teu blog!

Gaspar Matos disse...

Parabéns, Lara, pela mudança académica. Ainda serás a 1ª de todos nós... :-)

Um abraço!