Se sonhar é bom, a materialização dos sonhos será ainda melhor. O adrian deixa aqui fotografias de dois sonhos, que se tornaram realidade na Polónia.
Imaginem bibliotecas para jovens feitas de raiz, obedecendo a critérios muito específicos:
- A colecção dividida 50/50 entre material livro e não-livro;
- O design de todo o espaço e mobiliário (e toda a comunicação impressa) a serem pensados para apelarem a faixas etárias mais novas, criando-se assim uma imagem corporativa com a qual se identificam;
- A obrigatoriedade de existir uma cafetaria que funciona como um Language Café (onde voluntários se reúnem casualmente com os utilizadores para conversas informais em diferentes línguas: espanhol, francês, inglês, italiano);
- Uma localização geográfica obrigatoriamente central, considerando o tecido urbano;
- Instalações em que o livro é considerado mas os futuros suportes informacionais também o são;
- Um espaço informal de aprendizagem, onde o primado está nas pessoas e não nos documentos.
Tinha já aqui sido referida a Cubit, que irá nascer em Saragoça, apoiada pela Fundación Bertelsmann. As que se mostram nasceram das mãos do mesmo arquitecto – Christian Schmitz, presente, em 2008, no Encontro Oeiras A Ler –, sob a égide da Bertelsmann Stiftung. Aqui ficam: a Mediateka de Breslau (a laranja, poder-se-á assim dizer) e a Planeta 11 em Allenstein, ambas na Polónia.
Fantásticas, não são?
7 comentários:
Fantásticas! Não te importas que utiliza algumas das imagens e fale no viva biblioteca viva?
Força, Luísa. Não coloquei crédito às imagens porque penso que se depreende serem da Bertelsmann.
Um abraço!
Fantástica! Adorei o conceito, o bom gosto o bom senso (central) o café! Não sou de invejas, mas também gostaria de ter uma biblioteca assim...
É necessário fazer estudos e tornar os espaços atractivos, bonitos, vanguardistas e com espirito de novidade.
Digo muitas vezes que a biblioteca e a leitura devem ser fashion!
boas leituras e viagens.
Elisabete Fiel
(BE da Escola Secundária de Campo Maior)
É esse o conceito da tal imagem corporativa: acima de tudo busca-se a identificação com os públicos a servir. Só isso já leva a que o espaço seja procurado pelos jovens!
Obrigado pela visita e volta sempre!
É esse o conceito da tal imagem corporativa: acima de tudo busca-se a identificação com os públicos a servir. Só isso já leva a que o espaço seja procurado pelos jovens!
Obrigado pela visita e volta sempre!
Bem, fantasticas... Essa ideia da identificaçao com o publico a servir nao me parece nada estranha :)
Parabens pelo teu blog!
Parabéns, Lara, pela mudança académica. Ainda serás a 1ª de todos nós... :-)
Um abraço!
Enviar um comentário