quinta-feira, 16 de agosto de 2007

CUBIT

Esteve quase para ser um centro comercial, mas os nossos vizinhos do lado decidiram-se em dar-lhe melhor destino: uma biblioteca para jovens dos 16 aos 25 anos. A CUBIT vai ocupar as instalações da antiga refinaria de açúcar de Saragoça. Com o apoio de três entidades (Fundación Bertelsmann, Caja de Ahorros de la Inmaculada de Aragón e Ayuntamiento de Saragoça) e a vontade política da Junta de Aragão (que já tinha previsto, no seu programa eleitoral de 2003, uma biblioteca deste género), a CUBIT vai dispor de 4200 metros quadrados. A biblioteca ocupará um enorme cubo de vidro – daí o nome – dentro das instalações da antiga fábrica, sendo a restante área destinada a um espaço jovem da responsabilidade do Ayuntamiento, que contará com áreas de criação artística, oficinas e salas de exposições.
A biblioteca propriamente dita terá uma proporção de 50/50, entre documentos impressos e suportes digitais (cd´s, dvd´s e áudio livros). Contará, obviamente, com acesso à Internet, actividades destinadas à faixa etária 16-25 anos e equipas de profissionais com formação específica. Partilhará os catálogos da rede de bibliotecas municipais e a música, a banda desenhada e todos os meios de expressão audiovisual serão privilegiados. A selecção da colecção e dos serviços prestados contou com a participação dos jovens de Saragoça, através da campanha “Como te gustaría que fuese CUBIT?”. Em 60 pontos da cidade foram colocados questionários para que os jovens dessem as suas sugestões sobre o tipo de livros, estilos de música, filmes, revistas, jogos de vídeo, actividades e modo geral de funcionamento que gostariam de ver na biblioteca. Foram recebidos milhares de questionários e, para incentivar a participação, sortearam-se prémios entre os participantes.
A CUBIT é inspirada em projectos semelhantes que a Fundación Bertellsman já tinha levado a cabo em Dresden (Alemanha) e Breslau e Allenstein (Polónia).

Ora, em resumo: 4200 metros quadrados de biblioteca, destinada a jovens, numa cidade que, na devida proporção, será o equivalente a uma capital de distrito do nosso Portugal; nasce fruto de uma promessa eleitoral de 2003 que – imagine-se – é cumprida; é escolhida em detrimento de um anterior projecto que lhe dava como destino um centro comercial, portanto, foge à especulação imobiliária… Estes espanhóis estão loucos!

foto aqui

2 comentários:

MCA disse...

É um belo edifício de arquitectura industrial (parece-me final do séc. 19) que me faz lembrar uma fábrica de moagem que existe em Alcântara. Espero que respeitem a componente arqueológica.

Gaspar Matos disse...

A forma exterior será mantida como tal. O Cubit será inserido dentro do edifício, tal como todas as outras valências. Continuarei a acompanhar o projecto e dando as respectivas impressões aqui no adrian.
Um abraço grande, Clara!