terça-feira, 14 de agosto de 2007

Passa a Palavra

No final do último post terminava-se, afirmando: “dispara-se tão pouco por estas bandas”. Reafirma-se a ideia. Mas há quem dispare, e bem! A Biblioteca Municipal do Seixal, com o apoio da Gulbenkian, criou este Passa a Palavra, que desenvolveu em parceria com seis escolas secundárias do concelho. Cita-se:

Grupos de jovens destas escolas reúnem-se regularmente em torno da leitura comum de obras de autores portugueses ou de expressão portuguesa que eles próprios seleccionaram.

Dos objectivos do projecto:

Aproximar o público jovem da leitura de obras de autores portugueses; promover o gosto e o prazer de ler junto de um grupo etário que, frequentemente, regista elevados índices de desinteresse e abandono pela prática da leitura; obter um efeito multiplicador, de uma iniciativa prevista 15 jovens por grupo através do potencial que o recurso de divulgação por contacto directo, rádio ou neste site; promover o encontro e o convívio entre os jovens e os autores ou personalidades convidadas para dinamizarem as sessões. O Projecto Passa a Palavra permite que os jovens tenham a oportunidade de afirmar as suas opiniões e fazer a diferença, passando a palavra e divulgando activamente o livro e a leitura.

Do funcionamento:

Ao longo de três meses, será, mensalmente, lida uma obra. Quinzenalmente, aos sábados, existirão encontros de leitura e debate orientados por um escritor, jornalista, ou outra personalidade, onde vai ser discutido o livro escolhido pelos participantes.

O adrian ressalta alguns aspectos: a extraordinária mancha gráfica de todo o projecto – que se identifica perfeitamente com o público a atingir, nomeadamente o "traço" graffiti; os meios de divulgação utilizados – Internet e rádio – mais um tiro na mouche, pois são meios habitualmente utilizados por adolescentes; e, por último, a selecção de autores que, tal como aqui se vem defendendo, não se resigna aos habituais infanto-juvenis mas assume obras habitualmente dirigidas a públicos adultos, porém passíveis de serem apreendidas por jovens.
Parabéns, Seixal!

imagens aqui

Sem comentários: