sexta-feira, 2 de maio de 2008

Lance & Salvador

Há uns tempos o adrian sugeriu quatro obras como recomendações de leitura autónoma e que, pelo género em que se incluem – biografias –, são apetecíveis também para discussão no seio de um grupo de leitores. Após umas pesquisas Web e incursões por FNAC’s e afins, aqui vão mais dois relatos de vida que, com certeza, servirão os mesmos propósitos que O diário de Rutka, A espingarda do meu pai, Eu quero viver e Uma longa caminhada: memórias de um menino soldado.
Vontade de vencer: a minha corrida contra o cancro é a biografia de Lance Armstrong, vencedor do Tour de France sete vezes consecutivas. Da sinopse, pela editora:
“Esta é a história da vida de um dos maiores ciclistas de sempre – Lance Amstrong –, da sua batalha contra o cancro e da forma como a doença o transformou e lhe conferiu uma nova perspectiva sobre as coisas que são realmente importantes. É também uma incursão no mundo do ciclismo de alta competição: a dureza da modalidade, o sacrifício, a exigência. No fundo, o ciclismo como metáfora de vida.”
O adrian destaca o facto de este título permitir a associação desporto e leitura (combinação que se afigura bastante promissora para cativar jovens mais relutantes em folhearem um livro) e a particularidade de ter duas recomendações da Young Adults Library Services Association.
A segunda recomendação – Salvador: ser feliz assim –, não trará consigo a aura de um desportista de renome internacional. Mas fala de um jovem igual a tantos outros, com uma história particular:

“No dia 2 de Agosto de 1998, sofri um acidente de mota que me deixou tetraplégico. Na altura do acidente estava de férias de Verão, no Algarve. (...) Passava as manhãs na praia e no final da tarde ia jogar futebol com os meus amigos. A noite era obviamente o culminar de um belo dia de verão. (...) Nessa noite, regressava a casa ao volante da mota da minha irmã, uma Yamaha BW’S de 50cc que não passava dos 45 quilómetros por hora. Adormeci (...) e embati contra um Placard de publicidade. Porque razão é que adormeci? Porque para além do cansaço inerente ao ritmo das férias, bebi álcool e isso contribuiu para aumentar o meu estado de cansaço e distracção. Após o acidente, seguiu-se um período em que fui permanentemente sujeito a exames médicos, hospitais e intervenções cirúrgicas. Foi-me diagnosticada uma lesão medular (...) o que significava que doravante eu seria um tetraplégico. O primeiro confronto com a realidade foi muito dura.”
A jornalista Laurinda Alves descreveu assim a obra:

“Este livro fala da liberdade interior que é a única que nos permite ser verdadeiramente felizes. O Salvador é para todos um testemunho contagiante de alegria, entusiasmo e força de vontade. O seu livro conta uma história de superação que nos comove, que muda o nosso olhar e nos transforma para sempre. Ficamos diferentes depois de o ler.“

O prefácio é assinado pelo neurocirurgião João Lobo Antunes. Cita-se:

(…) Esta é a história de um rapaz que com uma coragem única se fez homem e, porque não perdeu a esperança, se salvou (…).”
Ao adrian, parecem-lhe dois títulos fascinantes para jovens. Exemplos de luta contra a adversidade, têm tudo para o gerar de afinidades com a leitura: se Lance personifica o herói que todos os jovens querem ser (recordam Pennac? O direito de o leitor amar os heróis dos romances?) já Salvador é o jovem que todos poderiam ser. A adquirir.

ARMSTRONG, Lance. JENKINS, Sally. Vontade de vencer: a minha corrida contra o cancro. Lisboa : Edições 70, 2004. 273 p. ISBN 972-44-1208-3.

PAISANA, António. ALMEIDA, Salvador Mendes de. Salvador: ser feliz assim. Lisboa : Livros do Brasil, 2007. 113 p. ISBN 978-972-38-2865-8.

Capa de “Salvador” aqui
Foto de lance armstrong aqui

Sem comentários: