quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Literatura Fantástica ou Fantástica Promoção da Leitura?


Neste espaço tem sido abordada a literatura Fantástica considerando, nomeadamente, lançamentos de títulos e artigos de opinião relacionados. Daí que só possa louvar o destaque dado ao género pela Revista Os meus livros, de Outubro. Particularmente relevante para a ligação jovens/promoção da leitura é o excelente artigo de João Seixas - Esta literatura não é para velhos. Nele se disserta (entre outros tópicos) sobre a qualidade da generalidade das obras lançadas nos últimos tempos, seus destinários, títulos que emergiram e desapareceram e autores portugueses. Uma reflexão, em particular, merece destaque:
“O mercado ameaça tornar-se demasiado dependente de um público-alvo (os jovens) que, inevitavelmente, vai crescer para um vazio de referências literárias.”
A preocupação revelada pelo jornalista é legítima. No entanto, talvez a formulação do pensamento seja um pouco excessiva. Se um indivíduo de 14, 16 ou 18 anos adquiriu o gosto pela leitura com Christopher Paolini, Stephanie Meyer, J.K. Rowling, J.R.R. Tolkien, Neil Gaiman ou Filipe Faria, e se habituou a ter um livro por companhia, será que deixará de ler e cairá num vazio? Ou o costume entretanto adquirido levá-lo-á a procurar outros títulos, outros géneros?

Uma coisa é certa: o Fantástico fez mais pela promoção de hábitos de leitura, nos últimos anos (considerando os públicos mais jovens), do que qualquer outra tipologia de leitura ou programa de incentivo à mesma. Se daí advêm mais benefícios, esse será já outro campo de discussão (ver Luzes difusas numa câmara clara).
SEIXAS, João - "Esta literatura não é para velhos". Os meus livros. Nº 68 (2008), p.42-47.
imagem aqui

2 comentários:

MCA disse...

Gaspar, é com muito gosto que te comunico que atribuí ao Adrian e Pandora o galardão Brilhante weblog.
Agora, como manda a praxe, passa a outro e não ao mesmo :-)
Abraço.

Gaspar Matos disse...

Pois muito agradeço a gentileza. E passarei o Brilhante, com certeza!
Um abraço!