terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Eusébio... das Letras

Quem, no último sábado, adquiriu o jornal A Bola, teve por recompensa uma excelente e bem-disposta entrevista de António Lobo Antunes a Vitor Serpa. Entre referências às suas crónicas e livros (que distingue como “a diferença entre uma piscina para crianças e uma para adultos”), um saudosismo de quando o futebol era desporto (“Naquele tempo havia um deprimido debaixo dos paus e dez eufóricos a mandar brasa e, disso, eu gostava”), referências às mulheres de Ronaldo (“Parecem todas desenhadas pelo Vilhena” :-), outros apontamentos aos clubes e dirigentes – do passado e actuais –, e histórias avulsas sobre desporto, o escritor dá a conhecer um lado que, bem aproveitado, pode levar um adolescente ou jovem a criar empatia com as palavras – e a figura – do eterno candidato ao Nobel.

O adrian dá uma dica: entrevista disponibilizada em local bem visível, juntamente com uma pequena biografia do autor e, para que o primeiro impacto não seja muito atordoante – ou melhor, para que nenhum utilizador mais novo se afogue na tal “piscina para adultos” –, disponibilizem-se os livros de crónicas.
Então, e o Eusébio das Letras? Radica na frase de ALA, sobre si mesmo: “O Eusébio é responsável por algumas das minhas alegrias; António Lobo Antunes por algumas das minhas maiores chatices.
ANTUNES, António Lobo. Livro de Crónicas. Lisboa : Dom Quixote, 2007. 430 p. ISBN 978-972-2030-81-6.

foto aqui

Sem comentários: