terça-feira, 4 de dezembro de 2007

PISA

Que a torre cá esteja, compreende-se: para além de homónima do assunto em análise, convém que ninguém corrija a sua famosa inclinação. Assim é conhecida internacionalmente e local de romaria para todos os que visitam a cidade, com as mais-valias inerentes. Bastam pequenas intervenções, pontuais, para que não venha abaixo. Está bem assim.
Os números do PISA (Programme for International Student Assessment) – publicados hoje – é que não há forma de endireitarem, ao contrário do que seria de esperar. O que não deixa de ser curioso, porque também nos tornam famosos. Infelizmente, é fama que não traz proveito, será mais um sinal de desgraça. Do Jornal de Negócios:

“No que diz respeito às competências adquiridas no domínio da leitura, Portugal situa-se no 31º lugar de um ranking de 56 países, apesar de uma ligeira melhoria dos resultados, considerados «insignificantes pela OCDE». Note-se que esta lista é alargada a muitos países em vias de desenvolvimento que se juntaram ao PISA.”
Considerando que o estudo analisa as competências de alunos com 15 anos de idade, a reflexão do adrian será a de se continuar a trabalhar mais e melhor, em prol dos adolescentes, na promoção da leitura. E esperar que esta PISA não desabe…
Os dados relativos apenas a Portugal estão aqui.

foto aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Já li «Os meus livros». Somos famosos!
Yupi!...
Abraço,
Adal

Gaspar Matos disse...

:-)
Era bom era também ter o proveito!
Abraço!