quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Três pontos para Phil Jackson

Se o adrian tem por hábito misturar leitura e música, o desporto também é sempre tido em consideração para uns eventuais cocktails de promoção de leitura. E aqui segue mais uma dica, desta feita tendo como alvo os que preferem encestar em detrimento de rematar ou pedalar.
Phil Jackson é um treinador mítico da NBA (National Basketball Association). Actualmente treina os L.A. Lakers e revelou, em 2010, a lista de obras que sugeriu aos seus jogadores como complemento da parte física: dos policiais de Walter Mosley ao peso-pesado Bolaño, de biografias de políticos como Obama a histórias de revolucionários como Che, o treinador entende a leitura como parte do processo de treino. Cita-se, do La Vanguardia:
El técnico (…) considera que la literatura es una parte importante del entrenamiento y de los resultados que se logran en la cancha. Así, el técnico de los Lakers busca títulos con los que sus jugadores se puedan identificar, aprender algo sobre su papel en el equipo y mejorar su rendimiento. Gracias a esta particular manera de entender el deporte de elite, el llamado Maestro Zen ha logrado hacer entrar en razón a Dennis Rodman o Ron Artest, dos de los jugadores más indomables de la Liga.
Sigam o link para a notícia completa, aqui, onde encontrarão o título que Phil escolheu para cada jogador. E fica a sugestão: porque não um poster A3, à entrada do ginásio, com as leituras de cada um dos jogadores dos Lakers? Água mole em pedra dura...
O seu a seu dono: via bibliotecário de babel. Grato.
Foto de Phil Jackson

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Gaspar

A propósito de desporto destaco o livro recentemente publicado pela PADRÕES CULTURAIS com o título AS PALAVRAS EM JOGO. É uma recolha de 30 entrevistas DE jOSÉ DO CARMO FRANCISCO saídas na extinta revista A BOLA MAGAZINE. Recordam-se 30 entrevistas e 30 personalidades de DINIS MACHADO, DAVID MOURÃO FERREIRA,LÍDIA JORGE, ÁLVARO CUNHAL, ANTÓNIO ALÇADA BAPTISTA, CARLOS MENDES, MIA COUTO, E.M MELO E CASTRO, DANIEL SAMPAIO, FAUSTO ENTRE MUITOS OUTROS CONHECIDOS. São 220 páginas mas valerá a pena. Por favor divulgue.
Cumprimentos

David Odaich
Lisboa

Gaspar Matos disse...

Agradeço muito o comentário e fica a promessa de mencionar o livro aqui no adrian.

Um abraço.