quinta-feira, 12 de junho de 2008

Highlander


Pela mão da Gailivro – estão a atacar em força o género fantástico, não há dúvida –, chega às bancas esta semana a mais recente obra de Michael Scott, reputado autor irlandês a residir em Dublin e um especialista em mitologia e folclore. O Alquimista: o segredo do imortal Nicholas Flamel venceu o Book Sence Children´s Pick List de 2007, o Texas Lone Star Reading List (porque é que este galardão recorda o adrian de um certo Presidente Americano… Já sei! Texas = Lone Star = Lone Ranger = Tonto! É isso, Tonto!), e foi finalista do Kirkus Reviews 2007 Teen Book Vídeo Awards.

Pela editora:

«O livro foca-se em Sophie e Josh Newmen, gémeos adolescentes que se encontram apanhados numa batalha entre o Bem e o Mal. Nos próximos livros os gémeos irão atravessar a América, para aprenderem as magias antigas enquanto são perseguidos por criaturas mitológicas de vários países. Flamel será o guia e professor de Sophie e Josh Newmen. Nicholas Flamel nasceu em Paris, em 28 de Setembro de 1330. Quase setecentos anos depois, é reconhecido como o maior alquimista de todos os tempos. Diz-se que descobriu o segredo da vida eterna. Os registos certificam que morreu em 1418, mas o seu túmulo está vazio. Nicholas está vivo, graças ao elixir da vida que produz há séculos. O segredo da vida eterna está escondido no livro que protege – o Livro de Abraão, o Mago, o livro mais poderoso de sempre. Se for parar às mãos erradas poderá ser o fim do Mundo.»

Tenham medo, muito medo!!! O adrian fica banzado com a similitude desta obra com o filme Highlander (traduzido em português como Duelo Imortal) e imortalizado (a expressão não poderia ser melhor) por Christopher Lambert. Mas essa é preocupação que não afectará os públicos leitores, com toda a certeza. São mais 384 páginas (e ainda dizem que os jovens lêem pouco) de mezinhas, pozinhos, duelos, magos e promessas de fim do mundo. Tal como dizia Pennac, a grande sorte que teve ao longo da vida foi nunca lhe terem criticado as leituras. Deixaram-no escolher. Deixemo-los, pois.

SCOTT, Michael. O Alquimista : os segredo do imortal Nicholas Flamel. Lisboa : Gailivro, 2008. 384 p. ISBN 9789895575473.
imagem aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Este livro é fantástico... já li e recomendo. Parabens pelo Blog

Gaspar Matos disse...

Obrigado e um abraço, caro anónimo!