quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Uma longa caminhada


Os prémios Alex 2008 já foram anunciados. Destes, apenas um se encontra traduzido e editado entre nós, pela Casa das Letras: Uma longa caminhada: memórias de um menino soldado, por Ishmael Beah (na foto). Da badana:

Em Uma longa caminhada: memórias de um menino soldado, Ishmael Beah – hoje com vinte e seis anos –, conta-nos uma história fortemente cativante: com doze anos fugiu a um ataque de rebeldes e vagueou por um país tornado irreconhecível pela violência. Com treze, fora recrutado pelo exército do governo e, embora no seu íntimo fosse um rapaz meigo, descobriu que era capaz de actos verdadeiramente terríveis. Com dezasseis anos, foi afastado dos combates pela UNICEF e, com a ajuda dos funcionários do centro de reabilitação, aprendeu a perdoar-se, a recuperar a sua humanidade e, por fim, a sarar. (…) O autor nasceu na Serra Leoa, em 1980. Mudou-se para os Estados Unidos em 1998 e concluiu os dois últimos anos do secundário na Escola Internacional das Nações Unidas, em Nova Iorque. Em 2004 formou-se pelo Oberlin College com um bacharelato em Ciências Políticas. É membro do Human Watch Children´s Rights Division Advisory Committee e falou perante as Nações Unidas, o Council on Foreign Relations e o Center for Emerging Threats and Opportunities. Os seus trabalhos foram publicados pela VespertinePress e pela revista LIT. Vive em Nova Iorque.

Três notas do adrian: em primeiro lugar, o tema da guerra, mas vivido e relatado por quem nela participou, parece por demais relevante, neste mundo asséptico e ultra protegido em que pretensamente se procura educar os jovens. A realidade não é assim, e procurar escondê-la é querer tapar o sol com a peneira. Há quem seja soldado à força, aos treze anos, e essa é a história – verídica –, que Ishmael tem para nos contar; em segundo lugar, mais um título que, na generalidade das bibliotecas portuguesas – senão em todas –, está arrumado no sector de adultos. Deixem-nos entrar por essa sala dentro! Eles sentir-se-ão considerados, e isso é tão importante quando, nestas idades, o mundo dos mais velhos parece estar sempre em contradição com o dos adolescentes. Em terceiro lugar destaca-se o site criado pela editora Farrar, Straus and Giroux: em http://www.alongwaygone.com/, existem recensões à obra, ligações para a compra do livro – ou audiolivro –, datas das sessões públicas em que o autor estará presente, notícias de imprensa, conteúdos multimédia com entrevistas e, last but not least, um guia de leitura e um guia para o professor. Quem disse que tecnologia e literacia não se conjugam?

BEAH, Ishmael. Uma longa caminhada: memórias de um menino soldado. Cruz Quebrada : Casa das Letras, 2007. 281 p. (Biografias). ISBN 978-972-46-1727-5.

imagem aqui

2 comentários:

MCA disse...

Ouvi a entrevista de Carlos Vaz Marques com Ishmael Beah no programa "Pessoal e Transmissível" da TSF. Um testemunho impressionante.

Gaspar Matos disse...

Obrigado, Clara!
Já saquei o podcast na página da TSF e irei colocá-lo aqui no adrian!
Um abraço!