segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Printz

Michael Printz, bibliotecário escolar, dedicou a sua vida a escolher o livro certo para o aluno certo, na hora certa. Integrou a equipa da YALSA e dois comités de selecção de obras: o Best Books for Young Adults e o Margaret A. Edwards Award (falar-se-á destes galardões em breve). Fruto de uma política de público reconhecimento, atribuiu-se o seu nome a um prémio anual que promove livros de elevado mérito e excelência, no que a literatura para jovens adultos diz respeito.

Do Printz Award de 2005 saiu a obra de Meg Rosoff, Em nome do amor. A autora nasceu nos EUA e formou-se em língua inglesa pela Universidade de Harvard. Vive desde ’89 em Inglaterra, trabalhando em edição e publicidade. O título tem já garantida a adaptação à caixa que mudou o mundo… ou caixote, dependerá dos afectos à mesma (eu mantenho uma relação de amor/ódio :-)

Do enredo se revela que Daisy – com quinze anos e nova-iorquina de gema – passa as férias de Verão numa quinta de familiares, no interior de Inglaterra. Aquela atmosfera rural – desconhecida, encantada, um tanto ou quanto medieva –, desperta-a para o primeiro amor, consequente dor e afectos de coração. O convívio com a tia e primos que não conhece, a guerra que entretanto se instala no país, o facto de terem de depender uns nuns outros para sobreviverem, a linguagem tão simples quanto desarmante, tudo isto contribuiu para a atribuição do Branford Boase Award de 2005 e do Guardian Children's Fiction Prize de 2004 (para além do Printz).

Mais uma obra de aproximação a uma literatura mais “jovem adulta”. Pelo menos cá pelo rectângulo está catalogada no sector de adultos e a capa não tem um traço pueril com a intenção de querer agradar aos 15-16 anos, logo… recomenda-se!

ROSOFF, Meg. Em nome do amor. Lisboa : Presença, 2006. 176 p. (Grandes narrativas ; 324). ISBN 972-2335-88-X.
imagens aqui e aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

este blog é brutal, escreves muito bem. E como metade de mim é amor e a outra também :-), vou aceitar a sugestão e adquirir o livro. Bjs Maria Fonseca

Gaspar Matos disse...

Obrigado, Maria José.
Volta sempre!