quarta-feira, 14 de novembro de 2007

OIC… e não, não é um porco :-)

É o II Oeiras Internet Challenge, realizado pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras!

As competências no âmbito da literacia da informação incrementam o sentido crítico, permitindo saber o que usar, quando usar e como usar, no que concerne à recuperação de conteúdos relevantes. Tal aplica-se ao texto impresso mas – e acima de tudo – à utilização da Internet.

No sentido de pôr à prova as capacidades de busca, escolha e apreciação da informação no espaço virtual, o OIC desafia os jovens utilizadores das BMO’s. Frente-a-frente estão duas equipas – num total de 56 –, que respondem a perguntas de cultura geral, utilizando a World Wide Web. São 14 horas de animação, que correspondem a cinco desafios eliminatórios. O encerramento, à noite, conta com a apresentação/animação de Jorge Serafim – humorista e contador de histórias – e decidirá qual a equipa vencedora, que leva para casa dois computadores portáteis. Bom incentivo, não?

O adrian aplaude a iniciativa, nomeadamente: a política de parcerias com empresas privadas – DELL, Sapo e Bulhosa –, que complementa o apoio institucional; o excelente espectáculo de ver os finalistas em palco e os esforços que desenvolvem para responderem às perguntas (tudo isto projectado na tela do auditório, em tempo real); e a criação de um evento que traz os adolescentes e jovens adultos à biblioteca, permitindo a promoção dos serviços prestados. Bem esgalhado!

A bem do incremento da literacia da informação que, cada vez mais, passa pela Internet, esta é uma iniciativa a não perder. Próximo dia 24, das 10H às 24H, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

P.S. – para mais informações ver aqui. Sobre literacia da informação ver aqui.
imagem aqui

Sem comentários: