sábado, 3 de novembro de 2007

Os bons exemplos

Isabel Alçada, comissária do PNL, em entrevista à revista Os meus livros - e a propósito de se olharem os bons exemplos e práticas que vêm de fora -, afirmou:

o Reino Unido, tem um programa de desenvolvimento da leitura que está muito bem estruturado e que já tem resultados. É muito diferente mas deu-nos informação para pensar quais são as orientações que funcionam na relação com as escolas e com as bibliotecas. Outro país, que poderá parecer estranho, mas que nos deu também muita informação, foi a Austrália. Parece longínquo mas na verdade está à mesma distância que Almada, do meu gabinete. Está à distância da internet e do telefone. Outros países que estão a trabalhar muito bem são a Finlândia, o Canadá. Os EUA têm uma acção extraordinária e muito diversificada com muitos modelos diferentes”.

Aplaude-se a franqueza e, acima de tudo, a lógica de raciocínio. O adrian tem defendido a adopção de estratégias utilizadas noutros países e que podem sempre ser adaptadas à nossa realidade. Esta postura parece particularmente relevante quando, no que a adolescentes e jovens adultos diz respeito, há muito que outras nações já começaram a empreender um esforço que, por cá, é ainda imberbe. Aproveite-se, portanto, esse saber de experiência feito.

As recomendações de leitura para o 3º ciclo (nomeadamente as do 9º ano) foram um passo importante, a exemplo do SOL da Fundação Germán Sánchez Ruipérez, dos Alex Awards da Yalsa, entre outros. Mas, talvez ainda se podessem encetar mais iniciativas, nomeadamente para outras idades. É preciso não esquecer a faixa etária que se estende desde o início do secundário até ao final do ensino superior e em que, supostamente, se retoma o gosto pela leitura (ver aqui). A Fundação Bertellsmann está a trabalhar nesse pressuposto, ao acompanhar os jovens desde o final da escolaridade obrigatória até ao momento em que se pretendem inserir no mercado laboral (16-25 anos). Ao adrian, parece-lhe bem.

P.S. – A propósito da entrevista, sugere-se leitura integral. Aqui fica a referência: AVILLEZ, Filipe – “Ler mais e melhor”. Os meus livros. Nº 56 (Out. 2007), p.44-46.
foto aqui

3 comentários:

Victor Vieira disse...

Na nossa escola (B + S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral - Santana, ilha da Madeira), por não estarmos contemplados pelo PNL, iniciamos este ano um projecto que denominamos "Projecto de Animação de Leitura" que pretende, apesar do Plano Regional de Leitura agora começado, sensibilizar toda a comunidade escolar e educativa para a importância da leitura. Temos algumas actividades e eu até já fiz umas sessões com alunos de 10.º que surtiram algum efeito - penso que consegui convencer alguns dos alunos a pegar num livro para lerem e se divertirem. Falo do "Navegador Solitário" de João Aguiar - os alunos adoraram e querem ler, isso é que é importante - ler por iniciativa, por curiosidade, para aprender, para se divertir, mas ler. As próximas sessões serão com alunos de 8.º e 9.º ano com uma obra de John Farman, "Jesus Teenager" - muito divertida e de certeza levará os miúdos à leitura.

Gaspar Matos disse...

Bravo, João!
Em breve deixarei aqui algumas sugestões de leitura na linha do livro do João Aguiar. Talvez te sejam úteis.
Um abraço!

Victor Vieira disse...

Obrigado!
Qualquer sugestão é sempre bem acolhida, se quisermos que os nossos jovens sejam bons e assíduos leitores. Temos é que lhes dar bons exemplos e motivos.
Um abraço!

P.S.: para eventuais contactos: vicvieira@ebs-santana.pt, biblioteca@ebs-santana.pt