domingo, 10 de maio de 2009

Silêncio...


que se vai falar a palavra...

E de que maneira: 101 Noites, MusicBox, Goethe-Institut Portugal (na vanguarda da discussão sobre o audiolivro) e Instituto Franco-Português uniram esforços e eis que surge, integrado nas Festas de Lisboa, o Festival Silêncio!

"De 18 a 27 de Junho, Lisboa será palco de um evento em torno da palavra dita: o Festival Silêncio! Trata-se de um evento internacional dedicado às novas tendências artísticas e novas expressões urbanas que cruzam a música com a palavra: dos concertos à poetry slam, dos debates às conferências, dos audiolivros às leituras encenadas e aos espectáculos transversais e de spoken word.

Rodrigo Leão, José Luís Peixoto, Olivier Rolin, Adolfo Luxúria Canibal, Rogério Samora, JP Simões, Francisco José Viegas, Sam the Kid, Jorge Silva Melo, DJ Ride, Filipe Vargas, John Banzai, Mark-Uwe Kling, Maria João Seixas, Alex Beaupain e Wordsong, entre muitos outros, para que Lisboa dê lugar à palavra, aceitando o silêncio quando ele se impõe.

Promover encontros entre poesia, música e vídeo, reunindo alguns dos mais conceituados artistas portugueses, franceses e alemães. Debater o futuro de novos suportes como o audiolivro convocando escritores, jornalistas e editores. Dar a conhecer as mais recentes tendências artísticas nesta área é o objectivo do Festival Silêncio!"

O adrian fica contente, quanto mais não seja ver por cá eventos como os que aqui já haviam sido reportados em 2007 (ver aqui).

O programa está aqui e o aviso à navegação fica feito: bibliotecário que está atento a novas formas de despertar para a leitura/literatura em públicos jovens não pode passar ao lado deste... silêncio?!

2 comentários:

Elisabete Fiel disse...

Caro Gaspar, ainda bem que está sempre atento...

O silêncio pode de facto motivar outras explorações da leitura. Aqui na Be da Escola Sec. de Campo Maior fizémos worshops de Poesia e mostrámos a ligação entre o rock e a poesia. Foi um sucesso...falar de Pessoa, desconstruir o «Monstrengo» e sair a cantar: «O Homem do Leme» dos Xutos e Pontapés.
O Audiolivro tem sido outro sucesso...para treinar a atenção. Foi fantástico observar alunos muito irrequietos rendidos à voz de São José Lapa ou de Nuno Lopes com «Sete Mulheres».

Outra experiência interessante foi o @Ler, os «fanáticos» de computadores gostaram tanto de ler em ecrãns de portáteis que se tornaram aditos à Leitura. Não foram propostos para desentoxicação.

Obrigada por estar atento! Elisabete Fiel (BE da ESCM)

Gaspar Matos disse...

Cara Elisabete,

Agradeço e retribuo a partilha. Essas actividades que relata são bastante apelativas e vão de encontro a tudo o que aqui tem sido dito. Fico feliz! Parabéns!

Um abraço!