quinta-feira, 14 de maio de 2009

Blasted Filósofo


Querem mostrar a esses meninos que frequentam as bibliotecas escolares (principalmente do secundário), públicas e - porque não? - universitárias o que são as palavras de um dos maiores pensadores portugueses? Então transcrevam este trecho de Agostinho da Silva:

"O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta. Inventor de qualquer coisa que não havia no Mundo ainda, antes deles nascerem. E inteiramente individual. Cada um poeta que é! (…) Temos como ideal, que aquele que nasceu poeta disto, daquilo ou de aqueloutro, não se mostre como poeta no que nasceu criado. Seja ele próprio o poema que vem da sua criatividade."

Imprimam-no e exponham-no, juntamente com algumas obras do autor e, no meio das mesmas, o novo CD dos Blasted Mechanism, Mind at Large: na faixa Start to Move o filósofo fala-lhes, fala-nos. Lindo!

Podem ainda aproveitar o vídeo a explicar esta ligação tão especial e a música mencionada está, para quem a quiser ouvir, disponível no Myspace dos Blasted.

3 comentários:

Narr Ativa disse...

Grande fusão realmente!
E já agora, reviver os grandes poetas que Amália cantou pela voz do projecto Amália Hoje?

Gaspar Matos disse...

Bem visto. David Mourão-Ferreira e Alexandre O'Neill "moram lá". É mais uma dica.
Obrigado!

Anónimo disse...

Não olvidar as interpretações de Amália Roodrigues e de Carlos do Carmo que soberbamente cantaram o poema de Alexandre O'Neill com música de Alan Oulman. Sem esqueçer a belíssima versão instrumental da orquestra de Jorge Costa Pinto : Fado & folk with strings : the wonderful sound of Jorge Costa Pinto Orchestra

Autor:
Orquestra Jorge Costa Pinto

Outros Responsáveis:
Bez Martin; Jorge Costa Pinto; A. Ribeiro; Fernando de Carvalho; Aníbal Nazaré; Frederico Valério; Frederico de Brito; Alexandre O'Neill; Alain Oulman; G. P. Costa; F. Freitas; Francisco Viana; Júlio Proença; Max; Ferrer Trindade; João Bastos; Raúl Ferrão
Resp. Artística:
Produção, Jorge Costa Pinto, Bez Martin.
Publicação:
Lisboa : Jorsom, p1992

ISRC:
J-CD/7004 (Disco 1); J-CD/7005 (Disco 2)

Aquisição: Oferta Cândido Filipe
Descrição Física: 2 discos (CD) (61, 60 min.) : stereo; 12 cm
Notas: Existe + 1 exemplar do disco 2
Área: Tradições Nacionais
Cota: 090.ORQ.00351/AB
(cd na Fonoteca Municipal de Lisboa; CD 2 Faixa 5)Estes Cds são uma remasterização de Vinis EP 45 rpm. Este instrumental fica muito bem como som de imagens sobre Lisboa.
E ainda sobre O'Neill também os Gaiteiros de Lisboa interpretaram e adaptaram o poema «O Tejo corre no Tejo»

Antes de lembrarmos os projectos actuais não devemos esquecer os originais ou outras interpretações para mim mais honestas.

Cumprimentos

Raymond Pires
Alfama