sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Resumidamente...



Via blogtailors, uma boa notícia: com a edição económica a 12,90 e o preço on-line a 11,61 (compare-se com o grande formato, a 27.75 e 24.95, respectivamente), a Tinta-da China só pode estar de parabéns por tornar mais acessível Uma pequena história do mundo. Coligiu-a Ernst H. Gombrich em 1935 tendo, à data, apenas vinte e seis anos. Aceitando o desafio lançado por um editor para escrever uma história do mundo para leitores jovens, esta obra alcançou uma dimensão paralela à que descreve. Cita-se, da editora:
“(…) Hoje traduzida (a obra) em vinte línguas, tornou-se um clássico universal, uma referência tanto para os mais novos como para os mais velhos. A tradução portuguesa conta com ilustrações de Vera Tavares. Neste texto encontramos não uma série de datas e factos, mas uma visão geral da experiência humana ao longo dos séculos, um guia para as realizações da humanidade e um testemunho incisivo das suas fragilidades. Este relato intemporal, que resulta de uma sensibilidade generosa e humana, torna acessível a história da humanidade em toda a sua dimensão.”

Nuno Galopim – do Público –, escreve:

“Uma escrita rigorosa e que revela a frescura, até inocência, de quem nem tem 30 anos. Pois Gombrich foi desafiado aos 26 anos para escrever a história do mundo para jovens leitores. Como se vê, saiu-se maravilhosamente.”

Não deixar, também, de ler a recensão de Urbano Tavares Rodrigues ao título, aqui.

Por último o adrian aconselha, após aquisição por bibliotecas públicas e escolares, que seja exibido com a seguinte citação do autor:

“Quero que os meus leitores se descontraiam e possam seguir a história sem precisar de tirar notas nem de memorizar nomes e datas. Na verdade, prometo que não lhes farei nenhum exame sobre o que lerem.”

Querem melhor incentivo?

imagem aqui

2 comentários:

Marc. disse...

Boa t.Gaspar
Parabéns pelo Blog 1 abraço do Suíço ;)

Gaspar Matos disse...

Um abraço, caro Suíço.
Gostei das fotos do supermercado, no teu blog. Consumismo voador?

Um abraço!