segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Big Balls


Os britânicos são conhecidos pelo seu humor peculiar. Se uns o odeiam, outros (como o adrian), deliram com o non-sense que, aparentemente, terá raízes literárias (especificamente na non-sense poetry, imortalizada por autores como Lewis Carrol e Edward Lear).

Assim se compreende a extraordinária (e bem-disposta) campanha de promoção da leitura empreendida pelas Bibliotecas de Londres, que pode ser consultada aqui. Em suma, a ideia seria a de promover obras relacionadas com o desporto, para “atletas de sofá”. E como o fazer? Nada mais fácil, terão pensado os bibliotecários da capital inglesa.

Como se vê na imagem, o título da campanha é Balls Etc, com o subtítulo For those who prefer their sport on paper. Ilustra a iniciativa a fotografia de um pseudo-atleta e a selecção bibliográfica divide-se em Big Balls (futebol), Small Balls (cricket, ténis, golf, baseball e pólo), No balls at all (surf, ciclismo, automobilismo, triatlo, atletismo, box, natação, treking e montanhismo) e Personalities & humour.

O adrian não sabe se um sorriso promove a leitura, mas tem a certeza do que não a promove, nomeadamente entre adolescentes e jovens adultos: uma postura sisuda. Logo, aplaude-se a iniciativa.
imagem aqui

4 comentários:

Tim_booth disse...

Daqui também se aplaude. Mais que não seja, é a desmistificação de que todos os livros têm a obrigação de ser coisas sérias.

Cheers

Gaspar Matos disse...

Concordo, caro Tim. A promoção da leitura, essa sim, é um assunto sério. Mas as abordagens à mesma podem ser como se vê.
Um abraço e volta sempre.

Tim_booth disse...

Já está no meu Blogroll do Livros [s]em critério, que é como quem diz que vou voltar cá bastantes vezes.

Cheers

Gaspar Matos disse...

Idem, caro Tim.
Um abraço!