quarta-feira, 25 de junho de 2008

Asas de borboleta

Várias vezes o adrian tem encontrado valiosas dicas via bibliotecário de babel. Pois o seu autor vai editar, via Oficina do Livro, O Efeito Borboleta e outras histórias: uma boa recomendação para jovens, nomeadamente para os que se queixam da extensão/espessura/volume das obras literárias. São micro-contos, pequenos contos, prosa não-extensa, o que lhe quiserem chamar. A apresentação do livro será dia 27 de Junho, na Casa Fernando Pessoa, por António Mega Ferreira. Aqui fica um cheirinho da obra (esta passagem dá pelo nome de Quatro Pregos):
"A campainha tocou uma, duas, três vezes. À quarta, Pete praguejou, desceu do escadote, pousou o martelo na mesa da sala e foi abrir a porta das traseiras. Entre os lábios, com a ponta afiada para fora, quatro pregos. Mal o viu, reconheceu imediatamente o rosto atrás da rede. Era Carver, Raymond Carver, o vizinho escritor e alcoólico. Um homem metido para dentro, pouco falador. Sabia que ele tinha publicado dois ou três livros de histórias curtas, mas não lera nenhum. Olivia, com o cinismo velhaco que usava contra tudo e contra todos, costumava dizer que se ele fosse um grande escritor, dos verdadeiramente bons, não viveria decerto naquele bairro.
«Desculpe incomodá-lo, mas pode oferecer-me alguma coisa que se beba?», perguntou Carver, coçando a barba mal feita. Saliva nos cantos da boca seca, olhos semicerrados por causa da luz forte do meio-dia.
«Não sei onde meti as chaves de casa e a minha mulher só deve estar de volta daqui a umas horas.»
Pete abriu a porta de rede, guardou os pregos no bolso e foi buscar gin, copos, duas cadeiras, um balde de plástico com gelo. Daí a muitos anos, pensou, aquele desgraçado de mãos trémulas talvez viesse a inclui-lo, a ele, Pete, com outro nome mas os mesmos gestos, num conto qualquer. Tinha quase a certeza de que o faria. E meia garrafa de gin era um preço perfeitamente aceitável para aceder a essa espécie de eternidade."
SILVA, José Mário. Efeito borboleta e outras histórias. Lisboa : Oficina do Livro, 2008. 140 p. ISBN 978-989-555-374-7.
imagem aqui

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Gaspar, venho retribuir a visita e agradecer o comentário, mas espero que não te fiques pelo título e passeies por lá, leias as minhas histórias e opines sobre elas, já que o teu cantinho tem grande espaço dado à leitura.

Aparece.

Beijinho
Sónia

Anónimo disse...

ah, vou linkar-te.

beijoca

Gaspar Matos disse...

Já lá está mais um.
Um abraço!

Anónimo disse...

Olá,

vai ao meu cantinho... tenho GRANDES NOVIDADES!

Sónia