segunda-feira, 15 de outubro de 2007

pRegunte

A procura do termo empatia, no dicionário, poderá devolver o seguinte:

de em + Gr. páthos, estado de alma

s. f.,
capacidade psicológica para se identificar com o eu de outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas.


Quarenta e uma bibliotecas espanholas, com o apoio da Dirección General del Libro, Archivos y Bibliotecas (Subdirección General de Coordinación Bibliotecaria) já absorveram o conceito, tendo criado uma página web de referência on-line: Pregunte: las bibliotecas responden.
Disponível a todos os públicos e respondendo em quatro línguas (castelhano, catalão, galego e basco), neste serviço é particularmente sensível a utilização do ambiente virtual para a melhoria da relação entre bibliotecas e adolescentes/jovens adultos (empatia ;-). É no terreno que este segmento de utilizadores se conquista e a web é o seu habitat. Daí a mais valia: além da presença online 24 horas por dia, 365 dias por ano, o contacto com semelhante valência, em espaço digital, é fundamental para a promoção da biblioteca pública junto de tais utilizadores.

Agora, a reflexão do adrian: 41 bibliotecas espanholas a assegurarem o serviço a mais de 44 milhões e meio de habitantes dá, aproximadamente, 1.085.000 hermanos por cada uma. Em Portugal, dos 308 concelhos existentes, 261 integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e 157 abriram já ao público as suas Bibliotecas Municipais (DGLB). Considerando que somos 10 milhões, não se arranjam para aí umas… digamos… 10 bibliotecas (para o rácio não fugir muito, senão saltam já para cima do adrian os Saramagos todos, com a bandeira do iberismo desfraldada), dispostas a levarem semelhante tarefa a cabo? Cinco semanas a cada uma por ano? A DGLB, não poderia promover a iniciativa e congregar esforços?
foto aqui

2 comentários:

Nuno Marçal disse...

Companheiro Gaspar!

A Bibliomóvel dentro das suas limitações, promove este serviço de referência a todos os seus utilizadores, nomeadamente aqueles cuja faixa etária sugere maior numero de duvidas existenciais, questões banais do quotidiano, meras perguntas cientificas...

Era de facto um serviço muito útil e capaz de criar mais uma ligação de proximidade e cumplicidade para com as Bibliotecas.

DGLB e Bibliotecários Acordem!!!!!!

Saudaçoes Bibliotecárias e Escotistas

Abraço e Canhota

Nuno Marçal
Bibliotecário-Ambulante

Gaspar Matos disse...

Pois é, Nuno.

E assim se cumpriria a tal Rede. Mas tenhamos esperança. Somos lentos, mas chegamos lá!

Um abraço e uma "canhota" ao "almocreve das letras"