quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Ferramentas

O adrian abre a caixa e tira de lá uma ferramenta bastante útil na tarefa de empreender actividades de promoção de leitura para adolescentes.

Formar leitores: das teorias às práticas é um título sob a coordenação de Fernando Azevedo (Professor Auxiliar e Coordenador no Centro de Investigação em Promoção da Literacia e Bem-Estar da Criança - Universidade do Minho). A obra apresenta interessantes contributos, propostas e referências bibliográficas, resultantes do cruzamento interdisciplinar de diferentes autores (professores, educadores, bibliotecários). Destaca-se:

Construir e Consolidar Comunidades Leitoras em Contextos Não Escolares, de Fernando Azevedo, que explana o porquê de ler e o que ler, como motivar para a leitura, as comunidades leitoras (sua construção e consolidação) e um excelente remate, utilizando uma citação de Barreto Nunes, óptima para quem ainda não achou o norte;

A promoção da leitura em público e da discussão pública da leitura: o promissor caso da Biblioteca Pública de Évora, por Cláudia Sousa Pereira (Professora Auxiliar da Universidade de Évora). Relevantes, as regras a seguir para a criação de grupos de leitura com adolescentes, enumeradas pela autora, como o que se deve evitar e o que se poderá pedir dos participantes.

Apenas uma contrariedade: a capa. Mas, é pormenor de somenos.

AZEVEDO, Fernando (coord.). Formar leitores : das teorias às práticas. Lisboa : Lidel, 2007. 185 p. ISBN 978-972-757-460-5.
foto aqui

Sem comentários: