quarta-feira, 3 de outubro de 2007

I want my MTV

A MTV tem um canal específico para as universidades e colégios norte-americanos. Dá pelo nome de mtvU e é difundida em mais de 750 estabelecimentos de ensino. Pois este canal atribuiu pela primeira vez o galardão de poeta do ano. O escolhido foi John Ashbery, um escritor norte-americano com 80 anos e que se auto-define como um poeta surrealista cuja poesia desafia a própria lógica do surrealismo. Ashbery ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar em matéria de prémios literários nos E.U.A., inclusive o MacArthur Foundation e Guggenheim fellowships e o Pulitzer de 1976 pela sua obra Self-Portrait in a Convex Mirror. Conclusão: entre vídeos da Shakira, dos Greenday, Foo Fighters e outros, temos seis clipes de um minuto cada com poemas do autor. Mas, afinal, porquê esta estranha promiscuidade (será estranha? E não será cumplicidade)? É que a mtvU está a apoiar o National Poetry Series, um concurso de poesia para jovens que frequentem o ensino superior, cujo júri será Yusef Komunyakaa (Pulitzer de 1997). O prémio para o vencedor? Um contrato com a HarperCollins para edição da obra. Chega, não chega?

O adrian acaba de escrever e pensa: que tal a Antena3? Ou a MTV Portugal? O canal 2? A RTP1 ou a SIC (ao fim e ao cabo, há concursos para jovens cantores, porque não para jovens escritores)? Um Saramago como júri? Talvez um Lobo Antunes? Pronto, um Peixoto, um Ondjaki. Mais umas editoras cá do burgo. Poderia ser prosa. Ou poesia. Poderia...

Será que as pessoas se esqueceram de como, em idos de 80’s, ficavam presas às palavras de Mário Viegas no Palavras Ditas? Mas porque raio não se aproveitam as boas ideias? Esta mania de se querer inventar a pólvora (ou de não se inventar, de todo) … serão resquícios do orgulhosamente sós?
foto aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Ser poeta e escritor não será para todos...
Criar um ÍDOLOS PARA POETAS não faz sentido.
Já existem tantos prémios literários atribuídos pelas autarquias... E quanto às editoras não podemos esquecer o papel da Quasi!
A televisão e a radio estão mais viradas para a música .
E hoje em dia qualquer um pode fazer uma edição de autor...

Atento e grato pelo espaço

Margarida Rodrigues