sábado, 8 de setembro de 2007

Leitores pobres, pobres leitores?

Comunicação apresentada na 14ª European Conference on Reading - Literacy without Boundaries - Zagreb, Croatia, 2005 por Zofia Zasacka, do Books and Reading Institute da Biblioteca Nacional Polaca, este The image of the adolescent reader procura definir quem é o leitor adolescente na Polónia e quais os seus hábitos de leitura. Com uma amostra de 1396 estudantes a concluírem a escolaridade obrigatória (15-16 anos), Zofia analisa as práticas e tipos de leitura e atitudes face à mesma, criando também tipologias de leitores.

Num inglês nem sempre perfeito mas que não impede a compreensão das ideias da autora, o que o adrian achou particularmente interessante neste estudo foi a correlação entre nível socio-económico e hábitos de leitura. Sendo uma verdade de la Palisse, mais uma vez se comprova a inquietante relação causa/efeito entre quem é do campo e quem é da cidade, quem é filho de pais com instrução superior e quem provém de famílias de trabalhadores rurais, e respectivo reflexo nas práticas de leitura. As conclusões vêm, mais uma vez, reforçar o emanado pelo Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, validar a sua actualidade e pertinência das suas intenções. A biblioteca pública - sem empréstimo pago e acessível a todos de igual forma - é trave-mestra de uma sociedade mais justa, mais culta e melhor informada!

P.S. – Comunicação encontrada via Littera – Associação Portuguesa para a Literacia –, do qual se recomenda visita e, já agora, filiação. A causa é justa!
foto aqui

Sem comentários: