sábado, 10 de janeiro de 2009

Roda Pé

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett – Porto –, inicia hoje uma actividade que alia um serviço de extensão bibliotecária a um grupo de leitores (o primeiro no sentido em que a equipa da biblioteca sai fora de portas e se apropria de espaços como o Museu Soares dos Reis, a Galeria Por Amor à Arte, o Centro Nacional de Fotografia, a Livraria Lello e a Associação Chã das Eiras, indo ao encontro de potenciais utilizadores; e o segundo porque é disso mesmo que se trata, de um encontro informal (quinzenal) entre leitores (neste caso jovens, com idade superior a 15 anos), para discutirem uma obra pré-determinada.
Explorar novos espaços de promoção da leitura parece, ao adrian, uma excelente forma de criar também empatias com novos públicos (e, no caso, públicos novos). As informações deste projecto – de seu nome Clube de Leitura Roda Pé – O Porto com livros debaixo do braço – são as seguintes:
Programa

10 de Janeiro
A neta do Senhor Linh / Philippe Claudel
Biblioteca Municipal Almeida Garrett

24 de Janeiro
A avó dezanove e o segredo do soviético / Ondjaki
Associação Chão das Eiras

07 de Fevereiro
O apocalipse dos trabalhadores / valter hugo mãe
Livraria Lello

21 de Fevereiro
Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra / Mia Couto
Centro Português de Fotografia

07 de Março
Dom Casmurro / Machado de Assis
Museu Soares dos Reis

21 de Março
Horto de incêndio / Al Berto
Galeria Por Amor à Arte
Para inscrições e outras informações fazer uso do e-mail (bib.agarrett@cm-porto.pt) ou do telefone (226081000 – Iria Teixeira ou Maria João Sampaio).
Aproveita-se para fazer uma pequena alusão, fruto deste Roda Pé: para quando o regresso da outra Rodapé, a extraordinária revista da Biblioteca Municipal de Beja?

Quanto ao projecto da Almeida Garrett, só se pode aplaudir e recomendar às bibliotecas escolares e universitárias da Invicta que difundam esta iniciativa, não só de promoção da leitura mas também dos espaços culturais da cidade. Bem esgalhado!
foto aqui

Sem comentários: