terça-feira, 23 de dezembro de 2008

KIVA e UPA



Duas sugestões de Natal, para serem colocadas junto aos postos de acesso à net de bibliotecas públicas e escolares. O adrian não fala, desta feita, de promoção da leitura mas de sensibilização para os problemas que nos rodeiam e em que todos podemos dar uma mão amiga (ou não fossem as bibliotecas instrumentos extraordinários para o incremento de uma cidadania plena).

Assim, o KIVA é um projecto de micro-crédito que possibilita, online, apoiarmos empreendedores de países mais carenciados e que, com uma ajuda mínima de 25 dólares, podem dar um novo rumo à sua vida. O empréstimo não tem garantia de pagamento mas a taxa de cumprimento destes beneficiários é superior à dos países ocidentais. Excelente para congregar a turma ou o grupo de leitores da biblioteca num esforço humanitário ou, até, para dar uma prenda de última hora (existe a possibilidade de se adquirirem créditos para que outra pessoa os ofereça a quem deles precisa). O adrian deu uma ajuda à Ignacia Teresa Berrios, padeira da Nicarágua, que precisava de dinamizar o seu negócio, adquirindo farinha e ovos. O processo foi fácil, rápido e Ignacia já tem todo o capital. E soube sabe tão bem, ajudar.
Já em Portugal, o projecto UPA – Unidos Para Ajudar –, congregou esforços em torno da luta contra a discriminação das doenças mentais. Este movimento deu origem à criação de vários temas musicais, com duetos inesperados como Camané e Dead Combo, José Mário Branco e Mão Morta, Mariza com Boss AC, Rodrigo Leão e J. P. Simões, Xutos e Oioai, entre outros. Com um donativo mínimo de um euro faz-se o download de uma música e sempre se apoia uma causa muito, muito nobre!

Sem comentários: