quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Lua Nova

Lua Nova, de Stephenie Meyer, ganhou o Teens’ Top Ten 2007, da Yalsa. Mais de 6000 leitores adolescentes escolheram este título, felizmente já editado em Portugal pela Gailivro. A obra faz parte de uma trilogia (Luz e Escuridão), completada por mais dois volumes: Crepúsculo (também premiado, com o Top Ten Quick Picks for Reluctant Young Adult Readers 2006) e Eclipse (a ser lançado por cá em 2008). Cita-se, da revista Os meus livros:

“Qual é então o segredo de Meyer? O mesmo de todo e qualquer best-seller: personagens não muito complexos que permitam uma identificação cabal dos leitores, uma escrita pouco elaborada e de estilo invisível e uma história que reúna os elementos-chave de uma mitologia fantástica bem estabelecida e facilmente identificável. E, tratando-se de uma série para adolescentes, a tensão erótica (nunca concretizada) e o frisson da morte que acompanha os grandes romances (Romeu e Julieta remastigado uma vez mais), aliados a uma inocente insinuação de mau comportamento servem de iscos irresistíveis.”

Uma epopeia amorosa de vampiros que parece estar a dar a volta à cabeça dos jovens. Refira-se, a título de exemplo, que o terceiro volume – Eclipse –, destronou o último Harry Potter na lista de mais vendidos do New York Times.
Dica do adrian: coloque-se este link junto aos acessos à Net, na biblioteca: é um blog português sobre a trilogia. É que nem sempre o caminho mais curto entre dois pontos é a recta ;-)

Mais informações consultar:
SEIXAS, João – “Harry Potter e os vampiros adolescentes”. Os meus livros. (Jan. 2008), p.37.
foto aqui

Sem comentários: