quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Geração Y

Um estudo da Pew Internet & American Life Project revela que, apesar de a Internet ser usada como principal fonte de informação, a Geração Y – 18 aos 30 anos –, é uma das maiores e mais regulares frequentadoras de bibliotecas, com 65% dos inquiridos desta faixa etária a afirmarem que acima de tudo procuram o livre acesso à web e 58% procuram referências literárias. Ainda de acordo com este estudo, os internautas são duas vezes mais propensos a visitarem as unidades documentais do que os que não utilizam a web. Cita-se uma das autoras do estudo, Leigh Estabrook, professora emérita da Universidade de Illinois:

"Esta descoberta vira de cabeça para baixo a nossa opinião sobre bibliotecas (...) O uso da internet parece criar uma fome por informação e são as pessoas que usam muito a rede que parecem estar mais dispostos a visitar bibliotecas".

Curiosa é também a comparação de dados entre este estudo e um outro, realizado em 1996, em que as pessoas da já referida faixa etária mencionavam, à altura, que as bibliotecas se tornariam cada vez menos relevantes. O que leva a autora a afirmar que “10 anos depois, os irmãos e irmãs mais novos dessas pessoas são os mais ávidos usuários de bibliotecas".

Para pouca relevância, não está nada mau! E o adrian convida à reflexão sobre o tema, nomeadamente nesta relação entre o ciberespaço e as bibliotecas físicas. Razão mais que suficiente para um investimento capaz nos portais, sites, blogs e OPAC’s das nossas BP’s.
notícia aqui e aqui
foto aqui

1 comentário:

Anónimo disse...

"Para pouca relevância, não está nada mau! E o adrian convida à reflexão sobre o tema, nomeadamente nesta relação entre o ciberespaço e as bibliotecas físicas. Razão mais que suficiente para um investimento capaz nos portais, sites, blogs e OPAC’s das nossas BP’s."

Aliás, nós, Concurso BiblioFilmes já estamos a agir e vinhamos, novamente (pela 2ª, bem... e última vez), renovar o convite à divulgação da iniciativa:

Concurso de vídeos no YouTube intitulado "BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!", que visa além de promover a leitura, o livro e as bibliotecas públicas e escolares através das novas tecnologias.

Poderá(ão) encontrar mais informação na página oficial do concurso em http://bibliofilmes.com
e no blogue http://BiblioFilmes.blogspot.com .

Os filmes terão de ser feitos até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil), data em que se iniciará o período de votações, até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

VM
Organização BiblioFilmes