terça-feira, 3 de julho de 2007

Mais leitores!?

A Marktest, de acordo com os dados do estudo Consumidor, chegou à conclusão que o número de leitores aumentou, em Portugal. Se, em 1996, 23.5% dos residentes no Continente com mais de 15 anos liam livros, em 2006 essa percentagem é de 37.1%.
Para o que nos interessa aqui no adrianepandora, afirma-se o seguinte: “entre as idades, são os jovens dos 15 aos 17 anos os que apresentam o valor mais elevado, 54.6% deles. São o único grupo etário onde a maioria diz ter hábitos de leitura de livros. O valor baixa gradualmente depois desta faixa etária. A excepção é o facto dos indivíduos dos 25 aos 34 anos apresentarem um valor acima do registado pelos jovens dos 18 aos 24 anos.”
Existem ainda outros dados, relativos a distribuição geográfica e classe social, por exemplo.Espero estar enganado mas tenho de ser sincero: por muito que queira, não consigo acreditar nesta dica dos dados relativos aos jovens entre os 15 e os 17 anos…
foto aqui

5 comentários:

Anónimo disse...

Et... pourquoi pas...?

Poderão não ser os frequentadores mais assíduos de bibliotecas públicas. Mas, porque não acreditar que o trabalho já empreendido tanto por estes sistemas como pelos estabelecimentos de ensino ao nível da criação de hábitos de leitura na 1ª e 2ª infâncias começa finalmente a dar frutos? E quem sabe, o que ainda poderemos colher daqui por outros tantos anos, se começarmos a investir seriamente em serviços para AJA's?

Creio que vale a pena...

Continua a dar-nos boas notícias!

Gaspar Matos disse...

Obrigado, anónimo, pelo comentário. Dizem que a esperança é a última a morrer, certo? Eu vejo sempre as coisas pelo lado das bibliotecas e, pelo que vou vendo, o que está no estudo da marktest não corresponde à realidade. Mas eu também não estou nas escolas onde, porventura, a percepção será maior...
Um abraço!

Luísa Alvim disse...

Viva

não tinha conhecimento deste teu blogue, e os meus parabéns. Vais por uma caminho temático ainda não explorado pelos blogues dos bibliotecários, o que garantirá uma identidade própria.
http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/2007/07/adrian.html
Um abraço e os maiores sucessos

Nuno Marçal disse...

Saudações Bibliotecárias!

Boa ideia esta de mostrar as bibliotecas, a partir do ponto de vista dos "adolescentes", Jovens e menos jovens(prefiro assim).

Abraço e Canhota

Nuno Marçal
Bibliotecário-Ambulante
http://opapalagui.blogspot.com/

Gaspar Matos disse...

Obrigado, Luísa e Nuno!
Conto com todos para a discussão! É assim que evoluimos, certo? Contem comigo para vos atasanar nos vossos cantinhos virtuais :-)

Um abraço!